Fala CIDADÃO

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pedido de informações à Prefeitura de Alvorada sobre lombadas eletrônicas e sinaleiras/pardais

Estado do Rio Grande do Sul
Câmara Municipal de Alvorada
Gabinete do Vereador Marcus Thiago


Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
Senhoras Vereadoras:


O Vereador que a este subscreve requer à Prefeitura de Alvorada informações atinentes aos equipamentos controladores de velocidade adquiridos e instalados na cidade, tendo em vista denúncias de corrupção divulgadas no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no dia 13 de março de 2011.

Consta que a empresa fornecedora de tais equipamentos para Alvorada seria a Kopp, uma das citadas na reportagem. Desse modo, é imprescindível esclarecer os fatos a este Poder Legislativo e a toda sociedade alvoradense. Razão pela qual requeremos as seguintes informações e documentos:

1)    Qual é a empresa que forneceu os equipamentos controladores de velocidade (sinaleiras-pardais, lombadas eletrônicas e outros) instalados recentemente em nossa cidade?

2)    Qual o valor total dos bens adquiridos e dos serviços contratados em relação ao fornecimento desses equipamentos controladores de velocidade?

3)    Qual foi a empresa (ou profissional da Prefeitura) que fez o projeto técnico prévio que serviu de base para o certame licitatório?

4)    Número total de multas aplicadas através desses equipamentos, desde sua instalação até a data de resposta deste pedido de informações;

5)    Especificar os locais em que foram instalados os equipamentos, detalhando o tipo de controle eletrônico efetuado e as multas aplicadas por local;

6)    Informar valores já pagos pelo Município à empresa fornecedora desses equipamentos de controle do trânsito, bem como os valores a pagar;

7)    Cópia do respectivo processo licitatório;

8)    Cópia do correspondente contrato firmado entre o Município de Alvorada e a empresa que forneceu tais equipamentos controladores de velocidade;

Justificativa: Com as denúncias de corrupção veiculadas no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, com ampla repercussão em outros veículos de comunicação da RBS TV, muitas pessoas passaram a questionar com maior ênfase sobre a instalação desses equipamentos em Alvorada, logo compete ao Poder Legislativo – na sua função fiscalizadora – obter as informações sobre a licitação, contratação e aplicação de recursos públicos nesses equipamentos de controle de velocidade no trânsito.


Gabinete do Vereador Marcus Thiago, em 14 de março de 2011.



Marcus Thiago
Vereador - PT


2 comentários:

  1. Gostaria de saber, quantos acidentes ocorreram nos trechos onde foram instalados os controladores, pois somente nestes casos justificaria tais instalações, sem falar que o tempo de cada controlador é insificante para o deslocamento dos veiculos bem como acabar com os congestionamentos em horário de pico.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,

    além do que já foi dito ressalvo que em muitos controladores ocorria o seguinte: o condutor está parado, sinal vermelho, ao final do timer para o sinal vermelho a sinaleira não abria o sinal verde e o timer ficava zerado e o condutor o que faz numa situação dessas?! Espera, nada muda, qualquer pessoa normal pensaria que seria um problema eletrônico, mas não é, era uma das sacanagens dos corruptos para que o condutor ficasse com cara de trouxa e avançasse o sinal e o que ocorre, multa! Para quem vc vai recorrer numa situação destas, é a sua palavra contra a dos corruptos. O próprio corrupto na reportagem disse que a alteração de dados é possível, como também apagar multas à quem interessa, logo o aparelho pode ser programado para qualquer situação e por qualquer ladrão autorizado.

    Posto este comentário para que todas as pessoas multadas em Alvorada entrem com recurso e peçam o cancelamento de suas multas diante desta denuncia, principalmente no período de instalação destes controladores eletrônicos, pois foi aí que apareceram as irregularidades.

    Parabenizo o verador Marcus e sua equipe por esta iniciativa, fica aqui meus cumprimentos.

    Alvoradense contra a corrupção..

    ResponderExcluir