Fala CIDADÃO

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Operação Cartola: Polícia encontrou indícios de participação do prefeito Carlos Brum



Com provas policiais consistentes, um grande esquema de corrupção na Prefeitura de Alvorada está sendo desvendado. Trata-se da Operação Cartola.

A Polícia encontrou indícios de participação do prefeito Carlos Brum e de seus principais assessores, além de dirigentes do PTB local (partido político do prefeito).

O inquérito investiga crimes de corrupção, formação de quadrilha, fraude a licitações, entre outros crimes contra a administração pública, praticados em conluio com a empresa Planning Propaganda e Marketing – que faturou mais de R$ 10 milhões nos últimos anos no Município no governo Brum.

A maioria governista na Câmara, liderados pelo vereador Borba, se recusa a apurar os fatos através da CPI que foi requerida pela oposição. Borba, Brum e seus aliados querem esconder a sujeira. E insistem num discurso (quase esquizofrênico) de que tudo não passa de perseguição política.

Nenhum esclarecimento é feito, nenhuma explicação é dada. Mas a omissão dos governistas não impedirá a busca pela elucidação de todas as dúvidas e questionamentos. Ainda mais agora que a polícia encontrou indícios de participação do prefeito, a partir de uma conversa telefônica entre o proprietário da Planning e o Secretário-geral do PTB sobre um desvio de dinheiro (R$ 42 mil) para pagamento de contas da campanha de Brum.

Com isso, a competência judicial deverá ser da 4ª Câmara Criminal do TJ/RS doravante.

E no âmbito municipal, fica insustentável a postura omissa da maioria dos vereadores de não assinar o requerimento da CPI.
_

Um comentário:

  1. Diante de tantas denúncias de corrupção, não só no nosso município de Alvorada,mas no país como um todo, fica a pergunta: Afinal, o que querem os nossos políticos? Notoriedade, mídia, dinheiro, status, poder? O que mais me intriga, é que mesmo diante de tantas denúncias, pouca coisa é feita. Denúncias de corrupção política culminaram com o processo de impugnação de mandato do então Presidente Fernando Collor (1992). Em 2007, volta o mesmo ao cenário político como senador de Alagoas. Nas últimas eleições, temos como deputado federal mais votado o palhaço tiririca que com seu bordão "vote no tiririca, pior do que tá não fica" fez nada mais nada menos do que 1.348.295 votos. Diferença dos dois candidatos: um é graduado, outro, é semi-analfabeto. Está ficando cada vez mais difícil criar critérios para escolha de bons representantes. Estou curiosa para saber das propostas de governo para nossa Alvorada. Uma coisa é certa: Titãs e Jota Quest não garantem mandato. Certamente Alvorada precisa sair do ostracismo, precisa crescer, precisa acima de tudo ser sustentável. Quem poderá trazer as melhores propostas? Quem terá condições de criar uma equipe de competência para isso? Sabe-se que o futuro prefeito terá que fazer coligação, e aí está o problema, essas coligações fazem com o o eleito tenha que dar "uma vela pra cada santo" e isso resulta na nomeação de pessoas que não tem muitas vezes aptidão para a desenvoltura do cargo. Sinceramente, vai ser difícil decidir meu voto. Desculpe vereador, o meu desabafo.
    Magda Leffa
    Especialista em Gestão estratégica
    Fone 3483-0293

    ResponderExcluir