Fala CIDADÃO

sábado, 9 de janeiro de 2010

Brum está piorando o transporte coletivo: quem perde é a população; quem ganha é a empresa de ônibus

Em 2006, Brum conseguiu mudar uma lei para permitir que a VAL (empresa do grupo SOUL) pudesse continuar operando com ônibus velhos, então a empresa parou de renovar a frota.

Além disso, ocorreu redução de linhas e horários. Por isso, os ônibus estão cada vez mais lotados e demorados.

Em 2009, o governo Brum atacou a passagem operária, um benefício que existe por lei municipal há mais de 25 anos em Alvorada (Lei nº 220/84).

Pela passagem operária todas as pessoas têm direito a um desconto de 50% no valor da tarifa nos horários das 6h às 8h e das 18h às 20h.

A empresa de ônibus já havia tentado derrubar a tarifa operária com uma ação judicial, mas tanto o juiz da comarca de Alvorada (processo nº 003/1.06.0005175-3 – 1ª Vara Cível) quanto o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (processo nº 70030425755 – 21ª Câmara Cível) garantiram a validade desse importante beneficio.

Porém, em 2009, o governo Brum baixou uma ordem de serviço (nº 09/2009), retirando a passagem operária das pessoas que pagam a tarifa em dinheiro, mantendo apenas para quem adquire passagens antecipadas através do cartão “TEU”. Essa ordem de serviço desrespeita o art. 4º da Lei Municipal nº 220/84:

Art. 4º - Nos horários fixados no artigo anterior todos os usuários terão direito a redução de 50% (cinqüenta por cento) no preço da passagem urbana, independente de aquisição antecipada de bilhetes.

Ou seja, Brum desrespeita uma lei municipal, prejudicando a população e favorecendo a empresa de ônibus. No atual governo as pessoas estão pagando uma passagem mais cara, andando em ônibus mais velhos, lotados e demorados. É a treva!

Um comentário:

  1. Realmente este é um tema muito delicado.
    Concordo plenamente com a postagem, pois a população de Alvorada está cada vez mais prejudicada pela SOUL e a atual administração do Município não executa nenhuma ação contra os absurdos.

    Sou uma das usuárias totalmente insatisfeita com a empresa de transporte que uso. Além de pagar um valor muito alto, seguidamente chego atrasada no trabalho pelos atrasos dos ônibus e pela falta de organização dos horários. Além de ser muito mal atendida no Serviço de Atendimento do Usuário.

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