Fala CIDADÃO

domingo, 14 de março de 2010

Alvoradense não atendida pelo SAMU teve a filha no banheiro de casa


Uma noticia veiculada no Programa Jornal do Almoço da RBS TV, na última sexta-feira, 12/03, chamou a atenção dos alvoradenses para mais um problema na gestão da saúde pública no Município: a falta ou escassez de ambulâncias.

Viviane, uma jovem gestante de 19 anos, estava na sua casa, no bairro Piratini, quando começou a sentir fortes dores, indicando que a criança estava para nascer. Os pais de Viviane ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e receberam a informação de que não tinha ambulância disponível. Viviane deu à luz a uma menina no banheiro de casa. Mãe e filha, ainda ligadas pelo cordão umbilical, foram socorridas por uma viatura da Brigada Militar e levadas até o hospital de Alvorada.

Os policiais, antes de decidirem efetuar a remoção da jovem e da criança, também tentaram, sem sucesso, chamar uma ambulância. Ou seja, se nem os policiais conseguiram mobilizar o serviço de remoção é porque a situação é de absoluta precariedade e isso é um absurdo.

A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria de Saúde, tem a obrigação de esclarecer a real situação das ambulâncias disponíveis na cidade, além de adotar medidas para regularizar o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário