Fala CIDADÃO

terça-feira, 2 de março de 2010

Funcionalismo é contrário à proposta de alteração no vale transporte


Estive conversando com vários professores da rede municipal nos dias 25 e 26 de fevereiro, nas atividades que marcaram o início do ano letivo/2010.

E um assunto que se mostrou recorrente diz respeito ao modo de fornecimento do vale transporte, que atualmente é pago em dinheiro, mas a Prefeitura quer fornecer através do cartão “TEU” da SOUL/VAL.

Em 15 de dezembro do ano passado tal alteração chegou a ser pautada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, mas, diante da forte mobilização contrária do funcionalismo, foi feito um acordo entre a oposição e a base governista no sentido de que somente em março/2010 o assunto voltaria a ser discutido.

No entanto, a preocupação é de que o governo dê um “canetaço”, porque circulou nas escolas e demais repartições da Prefeitura um formulário de “recadastramento” do vale transporte, mencionando o cartão “TEU/TRI/SIM”.

Estamos ao lado do funcionalismo público municipal – contra essa mudança no fornecimento dos vales transportes proposta pela Prefeitura.

2 comentários:

  1. Mas para que serve o vale transporte? Não é para o trabalhador ir ao seu trabalho?
    Os funcionários públicos querem receber o dinheiro e irem de carro? Vale transporte é isto e não parte do salário.

    ResponderExcluir
  2. O Decreto Lei 95.247 de 17/11/1987 regulamenta a lei 7.418 de 16/12/1985 que institui o Vale transporte. O Artigo 5o. do DL 95247 diz o seguinte: "É vedado ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento.
    Estamos falando de dinheiro público, onde cada um de nós contribui pagando impostos, consequentemente vamos canalizar os recursos para o seu devido fim. Quantas dessas pessoas que estão cadastradas para receber o VT, realemnte utilizam ele para o seu devido fim? Quanto a Prefeitura poderá economizar?
    Paulo Ricardo

    ResponderExcluir