Fala CIDADÃO

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Internet para todos em Alvorada


Um Projeto de Lei do vereador Marcus Thiago, apresentado na sessão de terça-feira (24/08) da Câmara de Vereadores, quer garantir o acesso gratuito da população de Alvorada à Internet. A proposta do vereador inclui a criação de uma política pública municipal permanente de inclusão digital com utilização de software livre.
 

O PL prevê a articulação entre as esferas públicas (Município, Estado e União) para capacitar e incentivar as pessoas a utilizarem as novas tecnologias de informação e de comunicação.
 

Para tanto, a proposta prevê a ampliação da infraestrutura de acesso a banda larga, inicialmente, para instituições públicas e a integração de diferentes órgãos e entidades públicas do Município.
 

A interligação das instituições públicas municipais, em especial as escolas, vai servir para iniciar o desenvolvimento de projetos comunitários e a formação de redes de conhecimento nas comunidades. Para criar pontos de acesso, o PL prevê a instalação de Telecentros em todas as regiões da cidade.
 

O projeto batizado de “Internet para todos em Alvorada” tem possibilidade de captar recursos federais das políticas públicas do Governo Lula, para inclusão digital.
 

Temos como acessar um conjunto de recursos federais para a cidade e também a possibilidade de realizar parcerias com a iniciativa privada, porque isso vai impulsionar o desenvolvimento, qualificar a mão de obra e criar inclusive novas possibilidades de geração de renda. 
 

O PL prevê ainda a instalação de cobertura de internet sem fio, mediante tecnologia compatível e capaz de assegurar acesso gratuito aos cidadãos dentro dos limites territoriais da cidade.



Um comentário: