Fala CIDADÃO

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desafios para a industrialização de Alvorada


Hoje conversei com Dilson Pila, Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Alvorada, sobre os limites e as possibilidades do desenvolvimento econômico da cidade, com foco na industrialização.

O Secretário considera que a escassez de áreas, além de marcos regulatórios defasados ou inadequados, são os grandes entraves a serem contornados para potencializar a industrialização de Alvorada.

Pila considera que deveríamos organizar distritos de fomento empresarial em vez de meramente distritos industriais. Desse modo poderíamos receber, por exemplo, empresas de logística (o que não é possível atualmente no DIAV - Distrito Industrial Alvorada Viamão). Além disso, citou que a Portaria nº 34 da FEPAM, expedida no final do Governo Yeda, impediu que a cidade recebesse um empreendimento da Neugebauer Vonpar.

A medida mais premente, segundo o Secretário Pila, é a abertura da Rua 4 do Distrito Industrial, que viabilizará cerca de 34 hectares para atração de empresas.

Outra medida relevante é tratar com a Digitel uma nova destinação dos 54 hectares da área nobre na RS 118 (local em que inicialmente se instalaria a Dell Computadores).

Penso que a bem do interesse público o Estado deveria retomar parte dessa área, pois a Digitel cercou apenas 8 hectares (e está construindo um pavilhão que ocupa menos de 10% dessa área cercada). Ou seja, precisamos dispor desses 46 hectares - que estão totalmente ociosos - numa localização muito privilegiada.

Outra área que precisa ser considerada pertence ao próprio Governo do Estado com mais de 40 hectares, antigamente utilizada pela Brigada Militar, onde a ex-governadora Yeda queria construir um presídio. O pleito enfático da ACIAL (Associação Comercial e Industrial de Alvorada) é de que nessa área sejam desenvolvidos empreendimentos industriais.

O Secretário Pila mencionou ainda outras questões relativas a crédito para a construção das plantas industriais. 

Informei ao Secretário que toda essa temática deverá ser pautada junto ao CDES (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social) e também em outras Secretarias e órgãos, como é o caso da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário