Fala CIDADÃO

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Descaso recorrente da Prefeitura com os agentes comunitários de saúde

Recebi uma denúncia contra a Prefeitura de Alvorada, através de email, reiterando a forma desrespeitosa de como são tratados os agentes comunitários de saúde no Município. Seguidamente recebo esse tipo de reclamação por email ou pelas redes sociais na internet, além de inúmeros telefonemas e conversas pessoais.



Eis o teor desse último email (com pequenas supressões para evitar a identificação):

"VENHO POR MEIO DESTE E-MAIL FAZER UMA DENÚNCIA CONTRA A PREFEITURA DE ALVORADA, SOU AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE, ENTREI DE FÉRIAS COM VÁRIOS OUTROS COLEGAS E ATÉ O MOMENTO NÃO RECEBI O SALÁRIO DAS FÉRIAS, AO LIGAR PARA A APAE QUE PRESTA SERVIÇOS PARA A PREFEITURA DIZ QUE NÃO TEM PREVISÃO. CONTANDO COM A SUA INTERVENÇÃO, DESDE JÁ AGRADEÇO."

Trata-se de um problema recorrente: atrasos nos pagamentos dos agentes comunitários de saúde;  ilegalidade no tema do vínculo desses profissionais (que são indispensáveis à saúde pública); falta de condições de trabalho; arbitrariedades e desvio de função.

A Prefeitura como um todo - e a Secretaria de Saúde em especial - demonstram total incompetência e descaso. Desconsideram que os agentes comunitários de saúde têm a nobre missão de estabelecer contato direto com as pessoas nas comunidades mais vulneráveis, atuando na prevenção de doenças e na promoção da sáude, mediante ações domiciliares ou comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário