Fala CIDADÃO

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lançada a Década de Ação pela Segurança no Trânsito no RS


Com um ato no Palácio Piratini, às 11h dessa quarta-feira (11), foi lançada oficialmente a Década de Ação pela Segurança no Trânsito no Rio Grande do Sul. A Década foi proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para que governos, empresas e sociedade civil organizada promovam ações de combate à violência no trânsito.  

Em um Salão Negrinho do Pastoreio repleto, o Governador Tarso Genro assinou Decreto criando o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, que irá coordenar e integrar as ações da Década entre os órgãos do Estado e, entre Estado e outros setores da sociedade. Ao saudar a criação do Comitê, Tarso Genro lembrou que o trânsito é a questão mais universal que o Governo tem tratado, já que envolve todas as áreas e todas as pessoas de um modo geral.

O vice-governador, Beto Grill, que encabeça o Comitê, lembrou a perda do pai aos 11 anos em acidente automobilístico e que, assim como ele, várias famílias gaúchas perderam pessoas queridas no trânsito. “Diante dessas tragédias, é decisiva a mobilização da sociedade e dos governos em favor da adoção de metas de redução de acidentes.”

Os objetivos da Década e os cinco pilares de ação propostos pela ONU foram apresentados pelo Presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que entregou ao Governador a camiseta com a marca criada especialmente para identificar as ações da Década no Rio Grande do Sul. Barcellos também apresentou estatísticas que apontam para uma redução do número de acidentes na Capital e no Estado. “Sabemos que ainda é pouco. Mas com a integração de setores públicos, articulação institucional entre o próprio governo e os demais entes da federação e engajamento da sociedade civil podemos fazer muito mais.”

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 494 mortes em acidentes no Rio Grande do Sul, 12% a menos que no mesmo período do ano passado, que teve 563 vítimas fatais. Motociclistas entre 18 e 24 anos e pedestres com mais de 60 representaram a maioria das vítimas em 2011. O relatório da OMS já pedia atenção para os chamados “usuários vulneráveis” - pedestres, ciclistas e motociclistas -, que globalmente, representam 46% das vítimas de acidentes de trânsito.

Nesse primeiro quadrimestre, houve, ainda, redução significativa (-28%) dos acidentes com mortes nas vias municipais do Estado em relação ao mesmo período de 2010.
Relatórios completos sobre acidentalidade no RS podem ser acessados no site www.detran.rs.gov.br , em Estatísticas, Diagnósticos e mapas sobre acidentalidade de trânsito.

fonte: Detran RS

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário