Fala CIDADÃO

sábado, 10 de setembro de 2011

Ocupação no bairro Morumbi


Uma grande ocupação no bairro Morumbi está exigindo muita atenção por parte do Poder Público, tendo em vista a presença de relevantes fatores sociais.

Tratam-se de aproximadamente 300 famílias ocupando uma grande área (parte pública e parte privada).

Na última sexta-feira, 09/07, a comissão de negociação esteve na Prefeitura e algumas pessoas da ocupação realizaram uma manifestação mesmo com chuva.

Neste sábado, 10/09, estive no local, juntamente com os vereadores Prof. Serginho e Schumacher, para conhecer melhor a realidade, conversar com as pessoas e desse modo formar opinião sobre como tratar do assunto.



Percebi que o quadro é muito complexo. Existem pessoas morando no local há mais de 15 anos, tratando-se em muitos casos de ocupação consolidada, com acesso aos serviços de água e luz.

E há também casos de pessoas morando no local mais recentemente.

Em geral a situação é muito difícil: precáriedades, pobreza, inexistência de infraestrutura, lamaçal.

A Prefeitura já possui uma ordem judicial para desocupar a área. Todavia, defendo que o tema seja tratado de forma negociada, pacífica, levando em consideração todas as especificidades.

Muitas pessoas disseram que ocuparam essa área no bairro Morumbi, porque tiveram que sair de local totalmente alagadiço e que não possuem outra alternativa de moradia.

Na próxima quarta-feira, 14/09, uma nova reunião dos ocupantes com a Prefeitura será realizada.

4 comentários:

  1. Engraçado que só agora próximo as eleições é que aparecem pessoas preocupadas em resolver está situação. Realmente é um setor da sociedade que gera muitos votos, mas gostaria de saber na pratica como vai resolver o problema, simplesmente mostrar a cara e fazer propaganda é fácil.
    Porque essa comunidade não recebeu a visita de ninguém e só agora aparecem, esse problema já existe a muitos anos no local, e os outros problemas como ficam, no final da Getulio Vargas esta intransitável chega ser uma vergonha, colocaram pardais para arrecadar mais, Ex.: Na Av. Tiradentes com Castelo Branco à um buraco em baixo do Pardal fazem manutenção no Pardal mas não na Rua. Minha esposa trabalha em uma escola que o acesso é difícil até em dias bons agora imaginem como fica em dia de chuva, poderia passar o dia relatando outros problemas mas fico chateado que só quando vocês tem interesse pessoais é que enxergam as coisas erradas. ENGRAÇADO NÉ!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não acho nada engraçado.

    As eleições ocorrerão ano que vem. É ridículo querer que os agentes públicos fiquem parados, sem atuação, porque daqui a um ano terá pleito eleitoral.

    De mais a mais, penso que é importante que as pessoas tenham alguma noção do que seja atribuição da Prefeitura ou do Legislativo. De que existe situação e oposição etc.

    Confundir tudo isso só pode ser por muita ignorância ou má-fé.

    Ou seja, esse trabalho parlamentar tem de continuar!

    ResponderExcluir
  3. Ser ou não ser engraçado, não é a questão aqui. Reinvindicar é preciso e faz parte da democracia. Se estamos as vésperas de eleição, pouco importa. O caso aqui é mais sério, trata-se de pessoas, do direito de se ter um teto. Fazendo ou não esse trabalho, o povo precisa votar, o voto é obrigatório. Percebe-se aqui um erro clássico de administração, ou melhor de gestão. Conforme a própria nota do vereador diz: a ocupação dá-se há mais de 15 anos (eles tem água e luz), em julho houve o manifesto e só dois meses depois foi feita uma visita no local. Não podemos deixar os problemas crescerem, como nesse caso. Claro que agora é preciso agir, mas que isso sirva para atacar problemas futuros. Precisamos da cidade aumentando de forma planejada e consciente. Ficar sempre correndo atrás do que está errado não é a melhor forma de organização. Semelhante a isso é asfaltar uma rua e dias depois a corsan vir recortar o asfalto pois há necessidade de obras. Só um pouquinho, cadê o secretário de obras que não convoca uma reunião com as as partes interessadas no assunto? Isso chama-se trabalho em equipe. Está faltando organização e comprometimento no governo de Alvorada. Só um trabalho eficaz já não é suficiente, é preciso ter eficiência.

    Magda Leffa
    Especialista em Gestão Estratégica

    ResponderExcluir
  4. acho muito ingraçado certos comentários, quando não é tomado nenhuma atitude em relação os acontecimentos sociais a primeira coisa que dizem, onde estam os politicos que não fazem nada.Quando eles vão defender os interesses da população necessitadas e tornam o acontecimento publico, são criticados, e logo vem a historia da
    eleição e voto. Mas democracia é isso ai, mas entender do papel do vereadore é muito importante, isso facilitaria a boa politica e com certeza teriamos vereadores comprometidos com as causas do povo.

    ResponderExcluir