Fala CIDADÃO

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estado publica edital do concurso do Magistério, com 10 mil vagas

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou nesta quinta-feira (29) o Edital do Concurso do Magistério no Diário Oficial do Estado. O documento contém as informações referentes ao processo: regulamentos, datas de inscrição e provas, valores para inscrição e outros dados técnicos necessários à execução do concurso. A seleção conta com 10 mil vagas para professores atuarem na rede estadual, com nomeação a partir de julho do próximo ano. "Nossa intenção é nomear todos ainda em 2012", comenta a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulália Nascimento.

Inscrições

O edital poderá ser acessado pelos sites da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e da Seduc. O período de inscrição para o concurso é de 16 de janeiro a 3 de fevereiro próximo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no site da FDRH: http://www.fdrh.rs.gov.br/.

O valor de inscrição é de R$ 121,70 (nível superior) e R$ 53,38 (nível médio) e o pagamento da taxa deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 6 de fevereiro de 2012, por meio de boleto bancário. As provas do certame serão realizadas nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em data a ser informada com antecedência mínima de oito dias, conforme expresso no Edital.

Novidades

Neste ano, as novidades serão a abertura de vagas reservadas para cotistas, conforme Lei Estadual que garante esta reserva. São dez por cento das vagas destinadas à candidatos com deficiência e 18% para negros. Outra novidade em relação às provas é que, neste concurso, elas serão por disciplinas e por áreas de conhecimento.

Também diferentemente dos concursos anteriores, os candidatos não se habilitam para uma cidade, e sim para a abrangência da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ou seja, ao inscrever-se, o candidato a professor da rede estadual escolhe a CRE onde pretende atuar. Os candidatos nomeados poderão ser designados para exercer suas atribuições em qualquer um dos municípios que integram a jurisdição da respectiva CRE onde os candidatos inscreveram-se. Além disso, o concurso prevê a nomeação de professores para educação indígena.

Provas

O Concurso será constituído de duas provas objetivas, de caráter eliminatório, e de prova de títulos, de caráter classificatório. As provas variam de acordo com o cargo pretendido. A validade é de dois anos, podendo ser prorrogada por outros dois.

As áreas

As vagas previstas estão localizadas nas seguintes áreas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Educação Básica: etapas e modalidades; e Educação Profissional e suas Tecnologias.


Fonte: http://www.estado.rs.gov.br/
Texto: Assessoria de Comunicação Social/Seduc
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305

_

Nenhum comentário:

Postar um comentário