Fala CIDADÃO

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Impasse: Brum quer transferir as eleições do Conselho Tutelar para 2013. Mas o COMDICA já iniciou o processo eleitoral deste ano.

Na próxima segunda-feira, às 17h, haverá sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Alvorada. 

Entre os projetos de lei que estão na pauta da convocação, há um especialmente polêmico. Trata-se do PL nº 019/2012, em que o Prefeito Carlos Brum pretende transferir para 2013 as eleições para o Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Com isso, o prefeito quer prorrogar por mais um ano os mandatos dos atuais conselheiros.

No entanto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), órgão responsável pela eleição, já deflagrou o processo eleitoral para o Conselho, que deve ocorrer de março a junho deste ano de 2012. Ou seja, o COMDICA é contra a prorrogação pretendida pelo prefeito.

No meu ponto de vista, por várias razões, quem está com a razão é o COMDICA. 

Primeiro, porque o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, no art. 139, atribui justamente ao COMDICA a responsabilidade pelo processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. 

Segundo, porque o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, no art. 132, fixa o mandato dos conselheiros em 3 anos, logo a prorrogação pretendida pelo prefeito ampliaria os atuais mandatos para 4 anos, ferindo a disposição constante em lei federal, a qual - neste caso - é hierarquicamente superior.

Além disso, a Resolução nº 75 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) prevê expressamente que "o mandato do Conselheiro Tutelar é de três anos, permitida uma recondução, sendo vedadas medidas de qualquer natureza que abrevie ou prorrogue esse período."

Portanto, vamos votar contra o projeto de lei 019/2012. 

Apoiamos o COMDICA e a imediata realização de eleições para o Conselho Tutelar de Alvorada.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário