Fala CIDADÃO

sábado, 23 de maio de 2009

Caixa 2 na campanha de Yeda não será excluído do requerimento da CPI

Os deputados Stela Farias e Daniel Bordignon receberam os representantes do PSOL, Roberto Robaina, presidente estadual do partido e o vereador de Porto Alegre, Pedro Ruas na manhã desta terça-feira, na Assembléia Legislativa.

Ruas e Robaina solicitaram a reunião para tomar conhecimento da movimentação dos parlamentares pela coleta de assinaturas da CPI da Corrupção e esclarecer a informação de que o tema do Caixa 2 na campanha da governadora Yeda Crusius estaria sendo afastado do requerimento.

Stela esclareceu que averiguar as suspeitas de fraude na prestação de contas de campanha é atribuição do Tribunal Eleitoral, no entanto, sobre as denúncias relacionadas ao Caixa 2 de campanha e que estão no âmbito do Código Penal, envolvendo crimes de improbidade administrativa e desvio de recursos para enriquecimento ilícito, é atribuição do Parlamento investigar. “Aquilo que for de responsabilidade dos parlamentares será investigado na CPI, o que for crime eleitoral, será obviamente objeto de manifestação do TSE ou da Procuradoria-geral da República. O que é prerrogativa da Assembléia é a investigação de eventuais desvios e suposta apropriação indevida de recursos oriundos da campanha. É bom que isso fique esclarecido. Portanto, o tema do Caixa 2 não está afastado do requerimento, tampouco é objeto de negociação”

Os deputados petistas reiteraram a intenção de instalar a CPI para esclarecer definitivamente as numerosas denúncias que pesam sobre o Governo do Estado. “A força da opinião pública fará a pressão necessária para que a Assembléia consiga, e até mesmo ultrapasse o número necessário de assinaturas para a criação da CPI, pois os fatos vão muito além do que foi divulgado até agora,” revelou Bordignon.

Os representantes do PSOL também entregaram documentos contendo mais informações sobre as denúncias de corrupção, que devem ser agora analisados pela Bancada do PT. A confirmação de que o Caixa 2 não deixará de ser objeto de investigação da CPI deixou aliviados os líderes do PSOL, que reafirmaram a intenção de que é necessário que a Assembléia traga à público o conteúdo das gravações que estão com o Ministério Público Federal.

Na terça-feira, os deputados do PDT, Adroaldo Loureiro, Gilmar Sossela e Paulo Azeredo apresentaram sugestões ao requerimento que pede a realização de CPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário