Fala CIDADÃO

domingo, 14 de junho de 2009

Bairro UAMA 1 na luta pela tarifa social da água


Participei na manhã deste domingo de uma assembleia de moradores do bairro UAMA 1.

A atividade foi organizada pela Associação dos Moradores e tratou prioritariamente da tarifa social do serviço público de fornecimento de água potável.

A CORSAN reconhece que os imóveis do loteamento se enquadram nos critérios da tarifa social (mais barata), no entanto insiste que tal beneficio tarifário é devido apenas aos beneficiários do bolsa família. Trata-se de uma arbitrariedade da CORSAN, pois a tarifa social deve ser assegurada a todas as pessoas de baixa renda que residam em imóveis de até 60m².

Pelo critério arbitrário da CORSAN, um trabalhador assalariado que recebe salário mínimo não é pessoa de baixa renda! O mesmo diz a CORSAN de um aposentado ou mesmo de um desempregado. Ou seja, para a CORSAN, se não tem bolsa família não é de baixa renda.

Tal interpretação equivocada e mal-intencionada da concessionária já foi afastada em diversas decisões judiciais. De fato talvez reste aos moradores buscar perante o Poder Judiciário a devida proteção contra os abusos da CORSAN, até porque, lamentavelmente, a Prefeitura (que possui poder de fiscalizar e regulamentar o serviço público de fornecimento de água) permanece omissa como sempre.

Na Câmara tenho um projeto de lei sobre o tema, espero que os demais vereadores apóiem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário