Fala CIDADÃO

domingo, 4 de outubro de 2009

Tarso lidera pesquisa para o Governo do RS


O jornal Zero Hora publica neste domingo (4) pesquisa Ibope sobre a sucessão estadual no Rio Grande do Sul. O candidato do PT, Tarso Genro, lidera em todos os cenários e também na disputa em segundo turno. Na pesquisa espontânea, Tarso tem 10%, sendo seguido por Germano Rigotto (PMDB), com 6%, José Fogaça (PMDB), com 4% e Olívio Dutra (PT), com 4%. Yeda Crusius (PSDB) tem 3% e Beto Albuquerque (PSB), 1%. O índice de indecisos é de 56%., com 11% de brancos e nulos.
Nos quatro cenários estimulados, Tarso lidera com índices que variam entre 37% e 40%. Em segundo lugar, alternam-se Rigotto e Fogaça, com índices que variam de 26 a 28%. Em terceiro lugar aparece Beto Albuquerque, com uma variação de 7 a 8%. Quando aparece, Yeda Crusius vem em quarto, com uma variação de 4 a 5%. A atual governadora do Estado tem o maior índice de rejeição entre todos os candidatos: 60% dos entrevistados disseram que não votam nela de jeito nenhum. Os demais índices de rejeição são muito mais baixos: Paulo Feijó (DEM), com 14%, Tarso Genro, com 13%, Pedro Ruas (PSOL), 12%, Rigotto, 11%, e Fogaça, 9%.
No segundo turno, Tarso vence em todas as simulações:
48% a 34% contra Rigotto48% a 34% contra Fogaça65% a 10% contra Yeda
Nas simulações de segundo turno, Yeda perde em todos os cenários, seja contra Tarso, seja contra um candidato do PMDB.
O Ibope também consultou a opinião dos eleitores gaúchos sobre a disputa presidencial. Na pesquisa espontânea, Lula lidera com 19%, sendo seguido por José Serra, com 14%, Dilma Rousseff (PT), com 7% e Ciro Gomes (PSB), com 2%. Nos dois cenários estimulados, os resultados são os seguintes:
Cenário 1Ciro – 27%Dilma – 20%Aécio – 10%Heloísa Helena – 10Marina Silva – 8
Cenário 2Serra – 30%Dilma – 19%Ciro – 19%Heloísa Helena – 8%Marina Silva – 6
Na disputa para o Senado, Paulo Paim (PT) lidera o levantamento espontâneo, com 10%, sendo seguido por Sérgio Zambiasi (PTB), com 6%, e Germano Rigotto, com 4%. Na pesquisa estimulada, Zambiasi está na frente com 30%, seguindo por Paim e Rigotto, ambos com 28%.
O Ibope ouviu 812 eleitores em 52 municípios do Estado entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Fonte: Blog RS Urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário