Fala CIDADÃO

domingo, 17 de janeiro de 2010

Ainda sobre presídio

Considero de fundamental importância que o governo faça pesados investimentos no sistema prisional. É uma questão de direitos humanos e também de segurança pública. É notório que o sistema penitenciário totalmente degenerado produz mais crimes nas ruas, sendo que muitas vezes esses crimes são controlados de dentro das cadeias superlotadas.

Sou totalmente contrário a construção de grandes complexos penitenciários - como o que está sendo proposto pelo governo Yeda. Esse modelo está comprovadamente ultrapassado, não funciona e - pior - agrava a situação.

Penso que o correto seria construir casas prisionais menores (no máximo 400 presos).

E, em se tratando de Região Metropolitana de Porto Alegre, cada município deveria então receber uma dessas pequenas casas prisionais. Desse modo, via de regra, cada cidade abrigaria seus próprios apenados. Todos os Municípios (de forma conjunta, sem discriminações ou favorecimentos) deveriam ser chamados a essa responsabilidade.

No entanto, o projeto do governo Yeda é totalmente oposto, o que justifica a minha contrariedade.

Reitero que é muito importante que o Estado faça investimentos no sistema penitenciário, mas esses investimentos devem ser pautados por critérios técnicos e não na reprodução de estigmas e equívocos já escancarados.

Por fim, também sou contrário à privatização de presídios por razões técnicas, jurídicas e políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário