Fala CIDADÃO

domingo, 17 de janeiro de 2010

Contra o presídio em Alvorada

Crescem as especulações de que Yeda pretende construir um presídio em Alvorada. Pior é que vários integrantes do governo Brum já estão cedendo às pressões. O assunto está na pauta do debate político na cidade, tanto que nesta semana um jornal local dedicou duas capas e o editorial sobre esse tema.

Porém, uma decisão de tamanha gravidade não pode, em hipótese alguma, ser tomada através de um conchavo entre governantes. Por essa razão, juntamente com o vereador Professor Serginho, apresentei um projeto de lei em regime de urgência especial, propondo consulta popular através de plebiscito sobre o assunto.

Já adianto que sou totalmente contrário a essa proposta do Governo Yeda, que na realidade pretende construir uma espécie de “Presídio Central” piorado em Alvorada.

É um absurdo pensar na construção em nossa cidade de um presídio com capacidade para 3 mil presos. Até porque, com o histórico de superlotação do sistema prisional, em poucos anos certamente teríamos cerca de 10 mil presos amontoados em Alvorada. Vale lembrar que a capacidade oficial do Presídio Central é de 1 mil e seiscentos presos, sendo que hoje (considerado o pior presídio do Brasil) se acotovelam cerca de 6 mil presos.

Alvorada possui pequena extensão territorial e alto índice demográfico, não existe local adequado para a construção desse presídio. A área pretendida pelo governo se localiza no Distrito Industrial, logo é incompatível. Precisamos atrair empresas, gerar desenvolvimento econômico e não corroborar uma proposta que vai na contramão da história, eis que comprovadamente os grandes complexos prisionais se mostram na prática totalmente inadequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário