Fala CIDADÃO

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Avançam as tratativas para um programa de desenvolvimento econômico dos Municípios de Alvorada e Viamão

Nesta terça-feira, 15/02, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, ocorreu a reunião de articulação para o desenvolvimento econômico dos Municípios de Alvorada e Viamão, com a presença do titular da pasta, Mauro Knijnik.


O encontro, organizado pela Deputada e Secretária Estadual da Administração, Stela Farias, contou com a presença de autoridades locais e lideranças empresariais de ambas cidades.

O Secretário Knijnik salientou a plena disposição do governo em debater e buscar, conjuntamente, alternativas para impulsionar o desenvolvimento econômico dessa importante microrregião.

O Presidente da ACIAL - Associação Comercial e Industrial de Alvorada, Moacir Carlesso, relatou as dificuldades históricas do Município, enfatizando o compromisso público assumido por Tarso Genro em 2010, de promover políticas públicas voltadas a estimular o desenvolvimento econômico de Alvorada na esfera de competência do governo estadual.

Já o Prefeito de Alvorada em exercicio, Geovani Garcia, ressaltou que a medida mais urgente é a abertura da Rua 4 do Distrito Industrial, que viabilizará cerca de 34 hectares para a atração de novas empresas.



Também foi apontado o tema da Digitel, que tem a posse dos 54 hectares na RS 118, local em que inicialmente se instalaria a Dell Computadores. Nesse ponto, entendo que a bem do interesse público o Estado deve retomar parte da área, pois a Digitel cercou apenas 8 hectares (e está construindo um pavilhão que ocupa menos de 10% dessa área cercada). Ou seja, precisamos dispor desses 46 hectares - que estão totalmente ociosos - numa localização muito privilegiada.

O Prefeito de Viamão, Alex Boscaine, enumerou uma série de necessidades para o desenvolvimento de Viamão e de Alvorada, propondo uma reunião entre os Municípios para definição de prioridades. 

No mesmo sentido interviu o Presidente da ACIVI - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Viamão, André Nunes Pacheco, informando ainda que a entidade está organizando um almoço a ser realizado no próximo mês de março com o Governador Tarso Genro, estendendo o convite ao Secretário Knijnik, à Secretária Stela e aos demais participantes da reunião.

Ficou encaminhado, por fim, que um grupo de trabalho de Alvorada e Viamão irá elaborar um documento prévio, a partir do qual será produzido, com a participação da Agência de Desenvolvimento do Estado, um programa de desenvolvimento econômico para essa microrregião, levando em conta as semelhanças, especificidades e prioridades dos dois Municípios.

Outra reunião com técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento ficou agendada para o próximo dia 16 de março no Centro Administrativo Fernando Ferrari (21 andar) às 9h.

Também participaram do encontro o Presidente da Câmara de Vereadores de Alvorada, Neto Girelli; o Vereador Professor Serginho; o Secretário de Desenvolvimento de Alvorada em exercício, Valcir Viana; o assessor do Gabinete dos Prefeitos e Assuntos Federativos do RS, Luciano Garcia; o Vice-presidente da Acial, Celso Carvalhaes; o assessor do Presidente da Assembléia Legislativa, Juliano Marinho; e o jornalista Alexandre Ramos do Grupo Jornal de Alvorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário