Fala CIDADÃO

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mensagens e imagens sobre os alagamentos em Alvorada

Tenho recebido nas últimas horas inúmeras mensagens e fotografias sobre os alagamentos em Alvorada em razão da chuva de ontem.

Transcrevo, a seguir, alguns desses contatos:



susiane czenvimski
@ Aqui na Piratini foi feio tb, alagou tudo. Tem gente perdendo o pouco que tinha construido depois da chuva do dia 08/01.
............................................................................

Diego Camargo Borba
@ Acabei de voltar da casa do meu tio que tava completamente alagada. Perdeu muita coisa que tinha lutado para conquistar...
.............................................................................. 

Denis Bitencourt
@ Passei pelos bairros Piratini e São Pedro e a situação estava bem complicada, mesmo.
.............................................................................. 

Anônimo disse...
bom dia moro no condominio florida na frederico dhil , tivemos mais de 20 casas alagadas dentro do condiminio , perdemos geladeiras ,maquinas de lavar , computadores ,foi inacreditável o que aconteceu total descaso da prefeitura e não dá condições de escoar a agua , indignação total!!!!
 .............................................................................. 

Alagamento - Alvorada – Rua Carlos Gomes

Em anexo, fotos do dia 04/02/2011 as 18hrs, resultado de obras de drenagem do Município com colocação de galerias pequenas em áreas com grande vazão de água, e fechamento de valos, prejudicando o fluxo da água, forçando que a água corra pelas ruas, alagando as casas em até um metro de altura.

E, o problema não é que a água não tenha para onde escoar, pois em duas horas mais ou menos a água se evacua para o rio, sendo assim, o problema é que as obras de drenagem são inadequadas.

È a segunda vez em menos de um mês devido às obras da Prefeitura, que a água invade as residências da Carlos Gomes, um problema que não ocorria a uns dez anos.

Mas, considerando as obras de drenagem, que esta administração municipal esta implantando no Município de Alvorada, este problema esta virando rotina.

Ninguém do executivo Municipal ou do setor de obras do Município estiveram no local da enchente, demonstrando claramente não haver qualquer interesse pelos problemas que a população esta enfrentando, sujeitos à doença mais a perda de móveis e eletrodomésticos.

As casas da Carlos Gomes ficam a beira de um valão, aberto provisoriamente pela Prefeitura com 5(cinco) metros de largura por uns 3(três ) metros de profundidade.

Aberto em medida de urgência, provisoriamente, paralelo a Rua Carlos Gomes e atravessando esta rua ao lado do terreno no número 801, nunca mais foi fechado ou canalizado, sujeitando toda população da região a doenças como leptospirose que já levou ao menos uma criança do bairro a óbito em 2010, em virtude  de um verdadeira riacho de esgoto ao céu aberto, patrocinado pela prefeitura.

A inércia do governo Municipal somado a letargia da oposição, das Associações de Bairro, e Ongs que representam o Município em causas sociais, propiciam a completa ausência de representantes que reivindiquem soluções para resolver os problemas da população.

Ontem vimos o Município descumprir a lei da passagem operária, suprimir e alterar horários e etinerário de linhas de ônibus de escolas e hospital, que existiam a mais de vinte anos, prejudicando mais de 200 mil cidadãos.

A Câmara de vereadores inclusive recebeu tanta pressão dos cidadãos por conta destas mudanças, com uma multidão invadindo a Câmara de vereadores com abaixo assinados, que os nobres vereadores finalmente tomaram uma atitude, alteram o horário das plenárias da Câmara para as terças à tarde, e não mais nas terças a noite, pois, como o Município é dormitório, no horário que o cidadão chega do trabalho, já esta fechada à câmara, para alívio dos vereadores, que poderão dialogar entre eles durante a tarde toda, sem a presença dos cidadãos para importuná-los com reclamações e exigências....

Hoje, vemos o abandono ou a incompetência nas obras públicas de drenagem, os alagamentos sempre foram um problema, mas esta administração conseguiu piorar o que já era ruim.

Estão no segundo mandato, e chegaram a gastar na primeira gestão mais de 20 milhões em publicidade, que o executivo e seu secretariado acharam necessários, com aval da oposição, da Câmara de Vereadores, e a indiferença das lideranças comunitárias de associação de bairros e ongs.

A população do Município esta a deriva....e não tem a quem recorrer, pela ausência de liderança comunitário que esteja descomprometida com este governo....

Ronei Fleck
 .............................................................................. 


Um comentário: