Fala CIDADÃO

terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres


A igualdade real entre homens e mulheres é um passo decisivo para alcançarmos um mundo mais justo.

Em todas as dimensões da vida em sociedade, no mundo inteiro, é preciso superar o machismo, os preconceitos, as discriminações e as violências praticadas contra as mulheres.

Não se pode pensar, por exemplo, em desenvolvimento sem a efetiva autonomia econômica das mulheres. E isso inclui garantir os mesmos padrões de oportunidades e remunerações no mercado.

Precisamos dar um basta à violência contra a mulher, principalmente a violência doméstica praticada por maridos, companheiros e namorados que, de forma criminosa, agem covardemente e se consideram donos das vidas e das vontades de suas esposas, companheiras e namoradas. Esse comportamento agressivo deve ser combatido por todas as pessoas, daí a necessidade de denunciar aos órgãos competentes (o "ligue 180" é uma opção, além de outros tantos serviços que podem ser acessados).

Ou seja, em todas as áreas, para alcançarmos a inclusão e a igualdade no tema das mulheres, precisamos formular e colocar em prática políticas públicas efetivas, aprimorar legislações, combater as impunidades, adotar ações afirmativas e investir pesadamente na educação.

Neste 8 de março de 2011, saúdo todas as mulheres de Alvorada, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo. E uma saudação muito especial às mulheres que participam dos embates pela igualdade, às mulheres que não se conformam, que debatem, que buscam alternativas, enfim, as mulheres que lutam.

Aproveito esse momento para reiterar o convite para o encontro que vamos realizar na próxima quinta-feira, 10/03, às 19h, na Câmara de Vereadores de Alvorada, em homenagem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres. Será, acima de tudo, um espaço de discussão. Presença da Secretária de Administração do RS, Deputada Stela Farias; e da Secretária-Adjunta da Secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Catherine Topper.


_

Nenhum comentário:

Postar um comentário