Fala CIDADÃO

sábado, 12 de março de 2011

Debatendo políticas públicas para as mulheres


Não obstante o tempo chuvoso, tivemos na última quinta-feira uma participação muito boa em nossa atividade alusiva ao Dia Internacional de Luta das Mulheres. Mais que isso, o debate foi de excelente nível.

A Secretária-Adjunta Catherine Topper, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM/RS), fez um resgate histórico sobre o feminismo como um movimento político e pensamento filosófico protagonizado por mulheres que inquieta o mundo há mais de 200 anos. 

Discorreu sobre as etapas do Feminismo de Igualdade, Feminismo de Diferença e Feminismo de Governo. E apresentou, por fim, a SPM/RS com a prioridade estratégica de coordenar e executar as ações transversais e federativas, focadas no empoderamento, no enfrentamento à violência e na geração de trabalho e renda para a Mulher.


A Secretária Estadual da Administração do Rio Grande do Sul, Deputada Stela Farias, explanou sobre a condição da mulher no trabalho, apontando dados que indicam a existência, ainda, de discriminações e desigualdades a serem superadas.

Stela também ressaltou que Alvorada deve retomar a mobilização e a articulação para conquistarmos o investimento de instalação de uma Delegacia da Mulher em nossa cidade, pois, infelizmente, temos um alto índice de violência doméstica.

Após as intervenções do público presente, encerrei a reunião, lembrando que no próximo dia 17/03 às 19h acontecerá a sessão solene da Câmara de Vereadores de Alvorada em homenagem ao Dia da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário