Fala CIDADÃO

sábado, 16 de abril de 2011

Comunidade denuncia caos na saúde pública de Alvorada


Na quinta-feira, 14/04, realizamos uma reunião sobre a saúde pública em Alvorada. O Encontro, na Câmara de Vereadores, teve por finalidade conhecer e sistematizar as avaliações, as críticas e as sugestões dos usuários do SUS na cidade.

Diversas pessoas fizeram uso da palavra, denunciando sérios problemas de gestão na saúde pública do Município. Dentre as críticas mais enfatizadas, cito a desarticulação e sucateamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), eis que os médicos (que deveriam cumprir 40h semanais) raramente são encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). É revoltante saber que o Município recebe os recursos do Governo Federal para esse programa e ainda assim a precariedade é alarmante.

Recorrentes as denúncias de falta de médicos, falta de remédios, falta de equipamentos e materiais básicos nas UBS´s, além da enorme dificuldade para a realização de exames e procedimentos em geral.

Os recursos públicos estão sendo mal administrados, pois a Prefeitura prioriza a contratação de profissionais através da APAE e de Cooperativas para fugir dos concursos públicos. Desse modo, acaba gastando mais e obtendo piores resultados. Isso sem falar na violação dos principios da igualdade e da impessoalidade nas contratações de pessoal.

Os conselheiros de Saúde relataram diversos exemplos de irregularidades. Também a forma ilegal e desrespeitosa como são tratados os Agentes Comunitários de Saúde foi devidamente registrada pelos participantes.

Dentre os encaminhamentos da reunião, assumi a responsabilidade de elaborar um relatório detalhado para encaminhar aos mais diversos órgãos de fiscalização e também propor uma audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara, para que o Secretário Municipal de Saúde seja chamado a prestar esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário