Fala CIDADÃO

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Operação Cartola: Alvorada seria o foco dos pedidos de prisão negados, diz delegado

Titular da Delegacia Fazendária confirma envolvimento de secretários municipais

 

O delegado Joerberth Nunes, titular da Delegacia Fazendária, confirmou que dos 16 requerimentos de prisão solicitados à Justiça, em razão da Operação Cartola, 10 eram para Alvorada. Os pedidos foram indeferidos pelo Poder Judiciário. A operação foi desencadeada nesta quarta-feira e cumpriu apenas mandados de busca e apreensão em empresas e órgãos públicos de 11 municípios simultaneamente.

Estão sendo investigados funcionários em altos cargos nas prefeituras suspeitas de manter contratos irregulares com empresas de publicidade. São alvos da investigação as prefeituras de Alvorada, Canela, Tramandaí, Parobé, São Sebastião do Caí, Osório, Viamão e Cachoeirinha. 

Em gráfico, entenda a operação da Polícia Civil

Segundo o delegado, há pelo menos três secretários de uma mesma cidade envolvidos no esquema.

— Pretendíamos representar pela prisão deles também, mas o pedido foi indeferido. Outras duas prisões se destinavam aos diretores das empresas de publicidade — disse, em entrevista ao Gaúcha Repórter.

Ação da polícia investiga irregularidades em contratos avaliados em cerca de R$ 30 milhões. Os principais alvos da investigação são empresas de publicidade e propaganda que financiariam campanhas eleitorais em troca de favorecimento em licitações. O centro da investigação é a PPG Comunicação, com sede em Porto Alegre. De acordo com Nunes, a empresa venceria licitações, subcontrataria serviços superfaturados, e pagaria propina a funcionários públicos. Para a polícia, a PPG funciona apenas como uma empresa de fachada.

— A prefeitura contrata a PPG para a execução de diversos serviços, muitos destes fora de seu objeto social. Nós pretendemos mostrar ao juízo que o modus operandi da PPG é o mesmo em todas as prefeituras — explicou o delegado.

Além da PPG Comunicação, a MAC Engenharia é investigada por prestar serviços à prefeitura de Alvorada, suspeita de adquirir compras sem processos licitatórios.

Atrás de elementos que comprovem a prática do desvio de dinheiro público, a polícia apreendeu documentos e computadores em onze cidades gaúchas. Em espécie, foram recolhidos em torno de R$ 150 mil. Segundo Nunes, os documentos apreendidos serão analisados e servirão de base para futuros indiciamentos. A conclusão da investigação deve ocorrer em 60 dias.


Fonte:ClicRBS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário