Fala CIDADÃO

domingo, 31 de janeiro de 2010

CORSAN está lesando alvoradenses de baixa renda. Prefeito Carlos Brum é conivente.

Desde o inicio do meu mandato de vereador, em janeiro de 2009, tenho alertado que milhares de alvoradenses estão sendo lesados pela CORSAN.

Isso porque todas as pessoas de baixa renda que residem em imóveis exclusivamente residenciais de até 60m² (e com no máximo 6 pontos de água) têm direito à tarifa social, que é mais barata.

No entanto, para efeitos de comprovação da baixa renda, a CORSAN faz uma exigência indevida, na prática restringindo aos beneficiários do bolsa família somente.

Diversas decisões judiciais reiteram que essa limitação é inadmissível, pois muitas pessoas de baixa renda não recebem bolsa família ou outro tipo de assistência governamental.

É da competência do Município o serviço de fornecimento de água potável, tanto que várias cidades tem seu próprio Departamento Municipal de Água e Esgotos (Porto Alegre por exemplo tem o DEMAE).

No caso de Alvorada o serviço é delegado à CORSAN, todavia o Município deve estabelecer as regras e fiscalizar.

Com base nisso apresentei projeto de lei, estabelecendo as normas para a concessão da tarifa sócia, buscando justamente proteger a população de baixa renda. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara, entretanto o Prefeito Carlos Brum vetou.


Ou seja, Brum quer permitir que a CORSAN continue lesando milhares de alvoradenses de baixa renda. Um absurdo! Acredito que, em março, na Câmara de Vereadores, vamos derrubar esse veto.

2 comentários:

  1. Caro vereador, considero importante o seu interesse na questão da água em nosso municipio. Gostaria no entanto de chamar sua atenção para o fato de que não são só as familias de baixa renda que pagam pela água. Todos Alvorada são roubados em tarifas por essa companhia e qualquer pessoa,independente de ser rica ou pobre, tem o direito de pagar o que é justo, até porque mesmo os que podem pagar também votaram no senhor. O que deve ser proposto com veemencia é a prefeitura assumir o serviço como já ocorreu em outras cidades. Não é possivel uma familia gastar 35 reais de água, pagar mais 15 reais de "tarifa básica"(o que é isso) mais 35 reais de esgoto (70%) ou seja, paga mais pelo que não se usa do que pela água consumida. Perguntei a um engenheiro da Corsan o que fariam com o esgoto se fosse 100% tratado. A resposta: jogariam de volta no rio, para captar e limpar de novo, tudo com o noss dinheiro. Se quiser responda, porque eu quando puder vou fugir de Alvorada.

    ResponderExcluir
  2. Caro vereador a tarifa social da corsan pode ser solicitada a qualquer momento pelos usuarios sei disso porque trabalho nessa companhia , o senhor fala que a corsan esta lesando o povo de alvorada , pois bem tem moradores da cidadeque possuem carros de 90 mil e pagam 15 reais de agua ou seja lesando a corsan ja que no IR declaram o carro , isso não se trata de defender a companhia porque tambem moro em alvorada outra coisa o fornecimento de agua deve ser feito pelo estado ou pelo municipio e não somente pelo municipio vejo nessa sua atitude uma intenção não declarada de privatizar a agua de alvorada pois você sabe que não seria facil alvorada arcar com os custos ai uma empresa privada assumiria , parabens vereador nessa sua tentativa de enganar o povo com eu seu blog algo que tem sido seguido por todos no seu partido .

    ResponderExcluir